Maximizando o Uso do Facebook

Maximizando o Uso do Facebook

Está ai uma das ferramentas mais comentada, usada e abusada nos últimos anos – Facebook. Tenha certeza que essa “Rede Social” chegou para ficar mesmo e querendo ou não pode ser uma grande ferramenta para o seu negócio ou um grande desperdício do seu tempo. De qualquer forma, esta ferramenta trás um valor imenso quando se falando de “Negócios”.


Para as pessoas que mantém uma vida ativa no Facebook, é uma diversão. Cada dia que passa a coisa fica mais “interessante”, lembrando que não quero aqui fazer (ainda) nenhuma crítica de quem usa ou como usa, mas a verdade é que quase todos nós fomos arrastados a ela, seja pelo humor, profissionalismo, competitividade ou qualquer outra razão. Já para aqueles que mantém seus clientes atualizados com trabalhos novos, serviços e etc, é importante sabermos como maximizar essa ferramenta.

Resolvi escrever algumas coisas que devem estar relacionadas diretamente ao seu negócio, a final de contas, estamos aqui para falar disso. Então, como posso estar “Maximizando o Uso do Facebook” para que minha empresa tenho o benefício devido? Continua lendo que aqui vão 4 Dicas Para Maximizar Seu Uso do Facebook!

1) Praticando a Auto Disciplina

Você já entrou no Facebook para fazer alguma coisa e quando percebe, o tempo já passou e você passou 10 a 15 minutos, chega até fechar o Facebook e pensa, “cara, nem fiz o que queria…” e tem que voltar lá novamente? Pois é, não é só com você não que acontece isso. Facebook tem um poder de distração muito grande, com amigos, jogos, FOTOGRAFIA, chocarrice, maledicência, amizade, papo-furado, tira dúvidas e MUITO mais. De forma VIOLENTA somos inundado com notícias, com novidades e quando se fala de NEGÓCIOS, acho que esta é o ponto de MAIS importância aqui. Se auto discipline, crie hábitos de limites, coloque um tempo de uso para PESSOAL, NEGÓCIOS, e seja MUITO específico. Sei que é difícil mas se esse ponto não for ajustado o resto não adianta nem ler. Tome cuidado e seja objetivo.

2) Toda Ferramenta Tem Seu Uso Específico

Ainda um pouco neste ponto de prioridades, tome cuidado para não misturar as coisas que precisam de mais atenção. Facebook foi criado para manter amigos e familiares “conectados”, tente manter o seu uso do seu perfil pessoal para isso, ponto. Se você usa mais para a parte “Profissional” então é importante usá-la de acordo também. Tenha uma lista de coisas diárias que você vai fazer em cada uma destas frentes, e mantém o foco.

3) Conversando, Perguntando, Engajando

Essa ferramenta é uma rede social, não esqueçamos disso. A pior coisa que ouço constantemente é pessoas querer te adicionar em suas páginas como “Fãs” mas nunca engajar com vocês, nunca chamar para uma conversa, nunca desejar conhecer aquela pessoa para então dar a oportunidade de segui-la ou não. Me lembro até de algumas vezes que pessoas tinham me adicionado em suas “listas” de amigos virtuais, e quando eu aceitava, perguntaram se eu poderia “Like” (Curtir) a suas páginas. Eu perguntava: “Porque”? Ela por sua vez não sabia nem como conversar, e claramente queriam fama, “ter mais curtidas”. Gente, por favor. Se é uma ferramenta social, sejamos mais “sociais”. Se você usa para seu negócio então engaje as pessoas em uma conversa, faça perguntas, responda perguntas também.

4) Dê Razão Para Visitantes Retornarem

Você é fotógrafo? Que legal! Você posta o que na sua página, fotos? WOW que máximo! Mas e ai, o que mais? Porque que eu devo ficar voltando na sua página? Só para ver fotos de casamento de pessoas que eu nem conheço? Então, vamos falar um pouco disso. Sua página do Facebook é essencial para manter contato com as pessoas que são supostamente seus “Fãs”. Se elas gostam do seu trabalho, é um bom sinal, porém isso não termina ai. É necessário mantêm-las informada e SEMPRE interessadas no seu conteúdo. Fotógrafos, aqui estão algumas dicas do que postar na prática.

– Snap / Instagram – A caminho do ensaio / o que é interessante?
– Fotos do Ensaio – Durante e quando o trabalho é realizado
– Artigo – Falando do local do ensaio (Link Para Website)
– Artigo – Dicas de melhores horários para fotografar nesse local (Link Para Website)
– Artigo – Melhores escolhas de roupas para (noivas – pode ser qualquer tipo de cliente)
– Novas conquistas
– Novo Equipamento
– Algo que traga benefício para as pessoas envolvidas em algum evento
– Etc, Etc Etc…

Percebe que “postar” fotos é o mínimo? Pois é… esse é meu ponto! Então espero que isso possa ter te ajudado de alguma forma. É sempre bom usarmos as ferramentas bem para termos um melhor resultado. E você qual a sua MELHOR FERRAMENTA para seu trabalho e porque? Comente abaixo!

Se Você Gostou do Conteúdo, Compartilha!

Nos workshops de fotografia que ministro, falo muito sobre

There are no comments