10 Costumes de Marketing Atual Que Você Precisa Saber

10 Costumes de Marketing Atual Que Você Precisa Saber

Muita coisa mudou desde que comecei a fotografar em 2009.

Já se foram os dias onde as pessoas te ligavam para perguntar pelos seus serviços, não é verdade? (Quando na verdade as ligações acontecem, é quase que um choque hoje em dia). As vezes parece que até seria legal se houvesse mais ligações para termos boas conversas bem antes de pedirem o preço.

Quer goste ou não, o atual casal milenar na verdade, está a procura de serviços diferentes dos quais procuravam anos e anos atrás. O desejo deles está mudando. Então é sábio de nossa parte adaptarmos se queremos usar cada mudança à nosso favor e podermos aplicar o conhecimento à nossa empresa.

1) Email é a Escolha Atual

Desista de esperar as noivas ligarem, 90% de certeza que não vão então acorde. Pesquisas mostram que a maioria de empresas fotográficas, cerca de 80-90% de todos os orçamentos que recebe, vão ser através de email ou pelo seu website. ACORDEM porque a técnica em atrair o cliente deve ser MUITO acurada e bem pensada.

Lembrem-se que não é porque email é a nova forma, nem que eles nunca mais ligarão, eles podem até ligar, mas você precisará de uma forma estratégica para atrair e fazer isto ser uma realidade.

2) Uso de Novos Endereços de Emails, Faz Com Que a Resposta Seja Ainda Mais Difícil

Noivas e Noivos nos dias atuais, estão mais inteligentes. Eles sabem que serão bombardeados com ofertas de lojas incontáveis, e vendedores depois de um show para noivas ou lojas que visitam. Muito provavelmente eles irão entrar em contato através de um email específico que criaram especificamente para o evento “casamento”. Isso significa que seu email estará junto a uma PILHA de outras mensagens, e só será aberto SE e QUANDO eles voltarem a abrir o email.

Você terá que fazer uma oferta, para conquistar o “email verdadeiro” porque ela não quer arriscar perder a comunicação.

3) Retornar os Emails e Mensagens é um Requerimento se Quiser Fechar Mias Casamentos

Pelo crescimento da competição e o fato que noivas estão cada vez mais usando emails, você precisará checar com suas noivas mais e mais vezes. Enviar mensagens e estar “na frente” de forma mais frequente. Para fechar com mais noivas nos dias de hoje, requer mais formas criativas como email, telefone, redes sociais etc.

4) Casais Precisam de Informação Instantânea

O casal milenar cresceu com acesso fácil a um computador e a informações todos os dias e o dia todo. Quando eles perguntam por algum tipo de informações, significa que eles querem AGORA. Uma pesquisa feita pelo Google recentemente explica que para casais, um email “MUITO IMPORTANTE” significa que 50% das vezes eles irão considerar “responder” a mensagem e o resto dos 40% pode ser importante mas que pode esperar responder.

O que quero dizer é que quanto mais rápido você responder, mas provável que você pode fechar com eles. A novidade é que suão competição é devagar pra caramba em responder. Somente 30% de toda mensagem enviada fotógrafos são respondidas nos primeiros 5 minutos. A média do retorno de qualquer mensagem ou email é de 7.2 horas de acordo com pesquisas feitas pelo “Wedding Market Insight 2016”.

5) Aumento do Desejo de Saber o Preço

Não é uma surpresa, mas casais da atualidade, estão de fato MUITO MAIS INTERESSADOS em preços hoje do que eles estiveram em gerações passadas. Eles são mestres em comparações e podem simplesmente achar os “melhores” preços num instante.

Um website muito conhecido nos Estados Unidos, The Knot, fez uma pesquisa onde mostrou que noivas hoje me dia, enviam o mesmo email para várias empresas e formam uma tabela robusta no excel, para comparar preços. Assim elas fazem para fazer uma “melhor procura” pelo que é melhor e mais barato. Isso tudo num tempo de 4 semanas até antes mesmo de escolher aquela pessoa ideal.

Novidade: A sua decisão de fechamento não depende muito do valor somente. Na verdade 44% deste estudo mostra que todo casal, passa do seu orçamento no momento da decisão. Então, você tem que achar uma forma estratégica de dar algum tipo de valor sem se comprometer demais.

– – – – – –

6) Eles Visitam Seu Website Pelo Telefone

Verdade puríssima que 89% das pessoas estão usando algum tipo de celular para acessar seu website. Então faça o possível para que seu website esteja funcional em dispositivos mobile, mas que tenha uma ótima e optimizada navegação.

7) Eles Procuram Uma Experiência Personalizada

Por um lado Noivas querem informação de forma instantânea sem precisar conversar com alguém. No outro lado quando eles estão prontos para conversar, eles esperam uma experiência personalizada com um “ser humano” no outro lado. Eles sabem muito bem quando sua mensagem não é para eles somente e quando você manda uma mensagem copiada. Se eles perceberem que você os trata como mais UM em uma pilha de email, você os perderá.

Seja autêntico, e deixe toda sua personalidade fazer toda a diferença no seu marketing pessoal. Isto é essencial mesmo que o seu preço esta acima de seu orçamento.

8) Recebem Indicações Através de Redes Sociais e Depoimentos

O “boca-a-boca” ainda é a melhor forma de divulgação de seus serviços, tanto para amigos, tanto para outros profissionais de mercado. Depoimentos são essenciais para a comunicação entre eles e é o que ajuda a definir em suas decisões.

9) Suas Expectativas Na Tecnologia Aumentaram

Se um link do seu website não está funcionando, ou se quando clicam eles não encontram informações importantes sobre você, ou sobre o que eles de fato estão procurando, tenha certeza, você já perdeu pontos e pode ser que saiam do seu site imediatamente.

Eu também falo sobre formulários, e todo tipo de interação tecnológica. Saiba que você terá muito mais sucesso quando você se adaptar para a tecnologia atual, porque eles provavelmente já os utilizam.

10) Uso de Tecnologia Em Evidência

Hoje casais estão acostumados aos #Hashtags da vida, Snapchats, Instagram,

Profissionais que incluem isso em seu repertório de ferramentas, normalmente comunicam uma idea de que estão “atualizados” ao mercado e este sentimento é bom aos olhos do “casal milenar”. Filmagens dos bastidores, ou do que está acontecendo, tudo isso alimenta a “fome digital” de seus clientes e ajudam no marketing pessoal.

Então é tempo de modernizar, de adaptar e buscar as melhores formas de influenciar e usar as ferramentas de ataque em um mercado tão saturado!


Sobre o Fotógrafo

Com formação em Comunicação Visual e Marketing Digital, Wendell Fernandes é um fotógrafo de casamento brasileiro mas naturalizada americano. Com uma experiência profissional de 17 anos, e consultor comercial, palestrou no Núcleo de Tecnologia do Wedding Brasil 2016, e volta para o Núcleo do Empreendedor em 2017. Wendell começou a registrar momentos quando ainda era uma criança e simplesmente “piscava os olhos” para todas aquelas coisas que o interessavam, com um pensamento de que nunca viesse a esquecer cada experiência vivida. Ele foi para os Estados Unidos fazer história, e hoje é considerado um dos mais renomados fotógrafos no estado onde reside, em Massachusetts.

Siga Wendell Aqui: InstagramFacebookSnapChat

There are no comments